Inserir uma foto no currículo costuma causar uma boa impressão aos olhos dos recrutadores. No entanto, este tema é motivo de grande debate entre profissionais e é uma dúvida latente para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho.
Afinal, o que fazer?
Se você mora em uma grande cidade - inclusive, muitas reportagens falam sobre isso - a foto não será tão valorizada a não ser que seja uma oportunidade que exija uma boa apresentação pessoal. Este é o caso de vagas que envolvem o atendimento direto ao cliente, como Recepcionistas, Vendedores, Secretárias, etc.
Já no caso de cidades menores, onde as pessoas costumam se conhecer, a foto pode ajudar identificar rapidamente o profissional no processo seletivo.
A foto também auxilia os recrutadores a lembrarem de você, da sua entrevista e do seu perfil. Em empresas com foco em recrutamento e seleção de profissionais, é bem provável que você seja chamado para outros processos seletivos. Neste caso, reconhecê-lo previamente pode ser uma vantagem competitiva!
Mesmo assim, a maior justificativa para a não utilização da imagem, é a ampliação da diversidade de pessoas, bem como, a redução de preconceitos dentro das empresas. De fato, esse é um longo caminho, e realmente precisamos criar formas de desenvolver o nosso país nesse sentido.
De qualquer forma, tanto a foto escolhida como a maneira que você descreve as suas informações no currículo podem favorecê-lo ou eliminá-lo de seleções. Por esse motivo, o mais importante é que você mostre que se preocupou em formular um currículo legal. Uma imagem adequada certamente transmitirá empatia e interesse por parte dos recrutadores, facilitando o seu processo de recolocação.
Veja algumas dicas e cuidados que você deve ter ao anexar uma foto no currículo:
Fato 1: O currículo é profissional, nada de importar fotos do Facebook. O ideal é que você escolha uma foto discreta, com fundo limpo, que seja capaz de transmitir seriedade.
Fato 2: Foto 3x4 já saiu de moda! Procure ter uma foto sorrindo que transmita simpatia a quem está avaliando.
Fato 3: Jamais faça inclusão de imagens na praia, com os amigos ou em festas com muita produção. Estas são situações informais, diferentemente do ambiente de trabalho.
Fato 4: Evite também fotos com baixa resolução e imagens muito antigas.
Lembre-se, a foto pode ser um facilitador no processo de recolocação no mercado de trabalho. Utilize em seu favor!
*Ficou com alguma dificuldade para elaborar o seu currículo? Nós podemos te ajudar! Saiba mais sobre o nosso serviço de elaboração de currículo.
Desenvolvido por Artistic Web e Guideline